Guiámos os novos motores Jaguar
A Jaguar apresentou novos motores de quatro cilindros a gasolina e diesel da geração Ingenium e "AQUELA MÁQUINA" teve oportunidade de testar estes blocos em três dos modelos mais relevantes da marca britânica – XE, XF e F-Pace.
MOTOR 20t E 25t. O novo bloco 2.0 litros a gasolina conta com injecção directa e distribuição variável, e graças a um turbo "twin Scroll" (turbina dupla) pode oferecer 200 ou 250 cv de potência, valores que têm correspondência nas novas designações 20t e 25t. Destaque para os valores de binário que atingem os 320 e os 365 Nm, respectivamente.
AO VOLANTE. Guiámos o XE e o XF na Alemanha, mas apenas estavam disponíveis as propostas 25t de 250 cv com tracção total permanente, o que condiciona um pouco as performances pelo peso do AWD. Mesmo assim gostámos da agilidade deste modelo, especialmente do XE que mostra uma grande agilidade em estradas sinuosas onde sobressai a elasticidade de um motor rápido a subir de regime, bem coadjuvado pela eficácia da caixa ZF.
O desempenho do novo XE 25d não perde muito face ao XE 25t. Como qualquer diesel, é rápido na resposta a baixo regime, mas está perfeitamente à vontade até perto das 4.000 rpm, permitindo ritmos de condução a roçar o desportivo. Logicamente que tudo é diferente no F-Pace, mas o motor mostra todo o seu potencial sem acusar a relação peso/potência menos favorável.
O SUV tal como o XF foram pensados à medida da família e se o novo bloco diesel de 240 cv pode ser visto como um "upgrade" em temos de performance, a mais valia é a agradabilidade de condução e o conforto oferecido.
Preços em Portugal
Jaguar XE 20t: Desde 45.991 €
Jaguar XE 20d: Desde 48.265 €
Jaguar XE 25d: Desde 59.118 €
Jaguar XF 25t: Desde 59.296 €
Jaguar XF 25d: Desde 63.709 €
Jaguar F-Pace 25t: Desde 62.556 €
Jaguar F-Pace 25d: Desde 69.727 €